Infecção urinária em crianças: o que você precisa saber

Você sabia que as crianças também podem ter infecção urinária? E que em crianças uma simples infecção urinária pode ser o primeiro sinal de uma malformação ou outra alteração do trato urinário?

A infecção urinária (vou chamar de ITU para ficar mais fácil) é uma condição relativamente comum em crianças e em 20% dos casos volta a acontecer depois de um primeiro episódio. Em crianças pequenas é mais difícil de reconhecer, pois os sintomas são muito vagos. Às vezes se manifesta apenas com febre inexplicada, falta de apetite e irritação sem motivo. Também podem ser notadas alterações no odor ou aspecto da urina. Crianças acima de 2 anos já podem falar que estão sentindo dor ao urinar e apresentar o que a gente chama de polaciúria (a criança fica indo ao banheiro urinar várias vezes ao dia mas urina sempre pequena quantidade). Em alguns casos pode aparecer sangue na urina. Se o seu filho (a) apresentar algum destes sintomas procure seu Pediatra! Pode ser infecção urinária.

O diagnóstico é feito através de exames de urina, incluindo a cultura da urina, que identifica o tipo de bactéria presente. O tratamento é feito com antibióticos, podendo ser feito em casa na maioria dos casos. Em casos mais graves ou em bebês menores que 3 meses é necessária internação para o tratamento. Muito importante lembrar que, após uma ITU em crianças, é fundamental investigar se existe alguma causa! Converse com seu Pediatra! E lembre-se: nosso mecanismo natural de defesa para ITU é esvaziar bem a bexiga e manter um bom fluxo de urina. Água é um santo remédio!!! Não esqueça de hidratar bem o seu filho (a).

Featured Posts
Posts em breve